O que é um Panfleto?

Publicado: 26/04/2012 em Uncategorized
Tags:,

Um folheto, ou panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.

Image

Os panfletos visam apresentar, numa circulação rápida, de mão em mão, coloridos ou preto e branco, ideias, opiniões ou informações sobre diversos assuntos, como por exemplo publicidade de um produto, orientação ou ajuda num determinado local, ou ainda a exposição de qualquer tipo de produção artística ou política, entre outros.

Panfletos são muito importantes, pois sua comercialização é barata e podem ser distribuídos facilmente. Também têm sido há muito tempo uma ferramenta importante de propaganda política por razões semelhantes.

Os panfletos se bem utilizados podem ser uma boa ferramenta de Marketing direto, destacar sua marca, aumentar a lembrança da marca (brand recall), diferenciar sua loja da concorrência e trazer mais clientes.

E aí, vamos fazer um panfleto? então presta atenção nessas dicas:

O que fazer?

  • Os formatos dos panfletos normalmente são baseados na folha A4 (ofício), então temos A4, Meio A4, e um quarto 1/4 de A4, temos também tiras horizontais que são chamadas de flyers. Veja qual formato lhe atende melhor
  • Caso o panfleto for conter produtos, recomendo fotos profissionais (contrate um fotógrafo), sai um pouco mais caro mais vale a pena, no caso do panfleto ter fotos recomendo também um formato maior (A4 ou A4/2)
  • Destaque sempre as fotos e caso o preço seja um fator decisivo para a compra, destaque-o também
  • Busque gráficas e designers qualificados para confeccionar os seus panfletos e nunca faça no achismo
  • Deixe formas de contatá-lo, como telefone, e-mail, site, representantes, etc. (não abuse)
  • Seja sempre simples e busque elegância em geral
  • Formatos inusitados (redondos, com recortes, com tiras para destacar) chamam a atenção e melhoram as vendas (aproveite)
  • Verniz localizado e papeis brilhantes (verniz total) são interessantes pois também destacam bem as cores e os produtos
  • Analise as leis locais de distribuição de panfletos (todo município tem alguma lei neste sentido)

O que não fazer?

  • Nunca coloque todos os produtos da loja. É melhor você escolher um nicho dentro da loja e atacar. Caso eu tenha uma loja de cosméticos, é melhor focar em um item ex: Perfumes e fazer todo o panfleto baseado nisso ao invés de colocar tudo e confundir o cliente
  • Evite “papel de pão”  e impressões ruins mas sempre busque qualidade ( já que a taxa de leitura não é muito grande, porque prejudica-la mais ainda com papéis e impressões de má qualidade)
  • Evite panfletos em uma cor (opte sempre pelo colorido)
  • Evite destacar tudo, mas foque em poucos produtos ou apenas em um (é melhor assim)
  • Não deixe o sobrinho e nem a gráfica cuidar do seu panfleto. Assim como os cartões de visita eles podem ser sua primeira impressão para o cliente. CUIDADO COM ISSO
  • Evite panfletagens mas opte por deixar o cliente pegar o panfleto, ou o distribua em caixas de correio ou sinais de trânsito
Fonte: wikipedia.org e desconstruir.com
About these ads

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s